27 de dezembro de 2011

Nas trilhas do amor

É estranho como em fim de ano a força de palavras como amor, paz e família crescem em uso. Geralmente se fazem ausente em momentos fundamentais. Mas o natal é como um ritual obrigatório de ode aos bons costumes. É o dia reservado para garantir que haja um mínimo de respeito e o ano todo não seja perdido.

Vende-se amor. São corações, cartões, palavras belas, caros presentes. O capital vende a ideia de amor. Porém, durante o ano financia a desigualdade, a fome, a dor de muitas famílias e a cobiça. A fome de ganhar dinheiro derruba qualquer caminho de amor. Mas amor vende também, especialmente o falso amor... Sim! A vida é cheia de contradições.


O ano de 2011 terminou. O século XXI já completou mais de uma década. Há quem diga que 2012 será o fim do mundo. Outros anunciam desastres. A maioria sorri feliz banhada de champanhe. O que todos chamam de "ano novo" certamente se mostrará pouco diferente do que passou. Dificilmente não haverão tragédias de enchente. Certamente muitas mortes ocorrerão na violência cotidiana e muitos vão morrer de fome. O ano é novo, mas as ideias e práticas são velhas.


Tudo que se diz é muito clichê. Mas o clichê pode revolucionar a vida. O grande homem que há 2000 anos deu exemplo de amor consegue até hoje transformar o mundo com seu ensinamento. Dividiu a história, plantou ideias firmes de amor, solidariedade, companheirismo e vida. Traz consigo inúmeros discípulos que transformam suas realidades com exemplos do mais clichê e simples: o amor.

Que em 2012 todos possam trilhar as trilhas do amor. Perdoem, sorriam, respirem fundo. A vida é curta e tudo acaba em despedida. Ou então num "até logo" para além da cortina da morte. Morte que leva à vida nesse mundo de contradições...


Amém!Axé!Awerê!Aleluia!


Vinícius Borges Gomes

Um comentário:

  1. Vinicius
    Voce não pode parar de escrever.
    Eu adoro!
    Não temos muito tempo d e encontra-lo mas vim aqui e ve-lo escrever me da uma alegria muito grande.
    E como se fosse um dos meus sobrinhos .
    Desejo lhe muita saude e um ano novo repleto de sucesso e de alegrias
    com amor sua amiga e tia velha
    Monica

    ResponderExcluir