2 de maio de 2010

DISCRIMINAÇÃO SOCIAL

A palavra “discriminar” vem do latim “discriminatio”, que quer dizer: distinção, separação. Assim sendo, discriminar significa fazer uma distinção.
Podemos dizer que há discriminação quando um membro de um grupo ou comunidade recebe tratamentos diferentes dos demais.
A discriminação social se consiste na: discriminação racial, religiosa, sexual, étnica, entre várias outras que podem levar à exclusão social.

A DIFERENÇA ENTRE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO

No mundo atual, várias pessoas passam por vários tipos de problemas envolvidos à sociedade, quando não são bem vistas pelo publico que as rodeiam.
Muitos ainda confundem e até mesmo igualam Preconceito à Discriminação. Na verdade, essas duas influências possuem algumas diferenças.
A discriminação conceitua-se como: “Qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.”
Deve-se destacar que os termos discriminação e preconceito não se confundem, apesar de que a discriminação tenha muitas vezes sua origem no simples preconceito.
O preconceito não pode ser tomado como sinônimo de discriminação, pois esta é fruto daquele, ou seja, a discriminação pode ser provocada e motivada por preconceito.
Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só pelo indivíduo. A discriminação possibilita que o enfoque seja do agente discriminador para o objeto da discriminação. Enquanto o preconceito é avaliado sob o ponto de vista do portador, a discriminação pode ser analisada sob a óptica do receptor.
Já o preconceito, como o próprio nome diz, é um conceito (uma opinião) em que você julga a pessoa antes de poder conhecê-la.
Nós como jovens membros da sociedade, devemos acabar com esse problema. Todos merecem tratamentos iguais, pois somos filhos de um mesmo Deus Altíssimo.
VAMOS FAZER DO MUNDO, UM AMBIENTE CIVILIZADO!


Texto de Pedro Andrade de Carmo da Mata, um grande parceiro do blog.
Participe também!

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário