15 de setembro de 2010

Dom Hélder - O Santo Rebelde



DOCUMENTÁRIO - DOM HÉLDER - O SANTO REBELDE

Era para ser uma resenha ao pé da letra. Mas quero escrever com liberdade. Liberdade que foi uma das armas da vida de Dom Hélder Câmara. Deixe-mos as convenções de lado.
Esse ser humano fantástico que conheci relativamente há pouco tempo toca meu coração com suas palavras vivas, mesmo que ele já tenha partido. Já era para eu ter assistido há mais tempo seu documentário para me enriquecer, mas só agora consegui descobrir esse fantástico filme.
Dirigido por Erika Bauer, lançado em 2004, o documentário fala da vida de Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda, falecido em 1999.
Conhecer a história de um mártir e profeta é inspirador na vida de um cristão. Dom Hélder abraçou os pobres, viveu com eles, os amou. Teve a coragem de enfrentar todos os desafios da vida, levou a palavra da verdade a todo mundo. Amou a tudo e a todos, menos a seu pescoço, que ele ofereceu a qualquer momento com a coragem de um verdadeiro cristão que nunca se deixou calar.
Indicado ao Nobel da Paz por quatro vezes teve em 1970 a interferência do presidente militar Médici que instruiu o embaixador brasileiro na Noruega a impedir que ele ganhasse o prêmio. Dom Hélder nunca quis reconhecimento, ele não mudaria com um Nobel, embora merecesse verdadeiramente tal prêmio.
Amou Jesus até as últimas consequências, abraçando o Cristo que vive no irmão. Soube criticar a igreja, a sociedade, a estrutura de dominação. Sabia enxergar além de seu tempo.
Através do documentário somos levados a grandes histórias de vida, ouvimos depoimentos e discursos inspiradores de nosso Santo Rebelde, além de falas de pessoas que conheceram de perto sua utopia consciente, seu sonho apaixonado.
Que a coragem de denunciar as injustiças e de entrar na roda com os pobres seja nossa força de Cristãos na luta pelo Reino que se constrói através da verdadeira Utopia, que, como disse Dom Hélder, não pode morrer.

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário