24 de dezembro de 2010
Ele é um rei
Ele é um rei. Mas não nasceu em berço de ouro. Foi colocado numa manjedoura, nascera num estábulo na pacata cidade de Belém da Judeia.
Ele é um rei. Mas não fora cercado com coroas, riquezas e súditos. Mas a corte celestial cantou a alegria de seu nascimento a pobres pastores de ovelhas.
Ele é um rei. Mas não um rei político. Ele era um rei de algo muito maior que não dá pra delimitar em mapas e fronteiras.
Ele é um rei. Mas um rei de subversão. Não uma subversão revoltosa, mas uma subversão de conceitos, paradigmas e principalmente do pecado.
Ele é um rei. Mas ele não foi aquecido pelo calor de um império. Fora aquecido pelos animais sujos de um estábulo simples.
Ele é um rei. Mas não o rei do poder absoluto. Ele dividiu seu poder com todos e, fazendo isso o aumentou ainda mais. Seu poder se chama amor.
Ele é um rei. Mas não o rei dos tronos suntuosos. Ele mesmo carregou seu trono e se pôs sobre ele. Chamam seu trono de cruz.
Ele é um rei. Mas não o rei das coroas ricas de pedras preciosas e dos mantos vermelhos. Ele se coroou com uma coroa de espinhos, um manto sujo e seu cedro era uma vara.
Ele é um rei. Mas não o rei das mesas fartas. Ele é o rei da pobreza, do faminto, do necessitado.
Ele é o rei que celebramos neste dia. Mas não o rei das ceias irônicas que se fazem e nem do falso espírito que muitos se vestem de paz e harmonia natalinas. Ele é o rei que está de onde nunca saiu: junto so sofrido, do marginalizado, do injustiçado, do pobre, do esquecido, do fiel...
Em meio a festa que se celebra por causa dele, ele mostra sua grandeza e se esconde mais uma vez de tanta falta de consciência e aparece nos corações de quem realmente entende o que é natal. E é por isso que amo cada dia mais esse rei.
Seu nome é Jesus. Jesus de Belém, de Nazaré, de Jerusalém...
O Jesus de todos nós.
Um Feliz e verdadeiro natal a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário