12 de dezembro de 2010

Tempo de espera...


É curioso. O natal é uma festa que move muito dinheiro, muita propaganda, muito discurso e muita cultura sobre ele. Pena que mova tão pouco sentido de vivência.
Como cristãos estamos a espera daquele que é para nós o salvador: Jesus Cristo.
Porém o capitalismo espera que o Papai-Noel traga em seu saco muito dinheiro. Sim, porque nenhum presente é de graça, a não ser os baratos brinquedos distribuídos para crianças pobres que se iludem com uma criação macabra que promove o consumismo e enaltece as desigualdades sociais. Nem todo pai consegue suprir os pedidos a Papai-Noel, esse farsante que cobra pra presenteaar!
Esse Papai-Noel, que as crianças precisam saber que não existe, é uma figura folclórica perigosa. Chama a atenção para o mercado, para o consumo e o lucro e tapa a razão maior (ou que deveria ser) do natal: Jesus Cristo.
Pejoteiros, cristãos e militantes devem rasgar seus coraçõs hoje para receber Jesus como uma manjedoura viva. Vamos deixar a hipocrisia de lado e enterrar Papai-Noel com seu mundo fantasia e mostrar que o valor da vida não está na mesa farta com perus, pernis e comidas gostosas, mas no estábulo com os animais cheirando cocô ao lado do Salvador, ou ainda na mesa da eucaristia, na ceia de união com o Senhor.
O verdadeiro advento é esperar por aquilo que vale a pena. Enquanto quiserem acreditar em Papai-Noel mais devemos mostrar que quem está de saco cheio somos nós de tanta ilusão.
Que Jesus nos ilumine nos guie com a estrela do oriente.


* Um salve para os presépios, folias de reis e novenas de natal!

Um comentário:

  1. Vinicius
    E isso mesmo.
    Que a gente lembre de ar um presente para quem nunca ganmhou e que visitemos os presepios e tudo o que envolve o Menino Jesus.
    com carinho MOnica
    Feliz Natal

    ResponderExcluir