18 de abril de 2011

Eis o Homem!




Especial Semana Santa


Começa a Semana Santa. É hora de apresentar o rosto melancólico de um Jesus derrotado sob uma pesada cruz. Hora de lágrimas escorrerem ao se lembrarem do caráter doloroso das reflexões acerca da Paixão de Jesus.
Chegou o tempo de se chorar a morte de Cristo, explorar seu sofrimento e reconhecer que somos a causa de tudo isso. É hora também de queimar Judas, criticar os fariseus, se horrorizar com Pilatos. Afinal, toda história precisa de vilões.

É tempo de celebrar, sobretudo, a vida pela ressurreição. Pena que tanto ovo de Páscoa ofusque o sentido central de um mistério tão intenso.

Que nessa Semana comecemos nossa reflexão voltando nossos olhos para a realidade. Deixemos de lado a hipocrisia. Que aprendamos a carregar cruzes com coragem ao invés de assumirmos os chicotes da tortura que hoje se materializam em línguas más. Línguas que chicoteiam as costas do irmão com causas devastadoras.

Vamos deixar de ser Pilatos. Vamos parar se ser covardes e lavar as mãos diante de injustiças. Pilatos lavou suas mãos para não se responsabilizar pela morte de Jesus. Quantas vezes nós também não lavamos nossas mãos? Preferimos nos esquivar do debate e dizer que não gostamos de política, lavamos nossas mãos. E aí corruptos são eleitos, opressão aumenta e nossa democracia se desgasta. Somos torturados por um sistema cada vez mais cruel e, simplesmente, lavamos as mãos.

Vamos deixar de lavar as mãos pela dor do outro. Deixemos de lado a filosofia individualista. Não sejamos covardes de não olhar para a desigualdade, a pobreza e a fome!

Não lave suas mãos. Pois quanto mais se lava, mais sangue a suja.

Soframos com Cristo, mas ressuscitemos com ele. O caminho que se abre é o da esperança.

Que a imagem da cruz seja para nós sinal da vitória e não da derrota. A vida venceu e o Reino precisa acontecer.

Que esta seja uma Semana de transformação para além de uma memória, mas que seja de profunda vivência.


Jesus está conosco. Vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário