7 de julho de 2010

E Jesus, onde está?

Cresce na contemporaneidade o número de "popstars" da música religiosa. São bandas, cantores solos, muitos deles religiosos ou padres. Fazem trabalhos belos, muitos de maneira evangelizadora anunciam Jesus.
Embora tenhamos manifestações de religiosidade e de louvor a Deus, uma coisa pode passar despercebida: qual a mensagem que realmente anunciam a maioria dos ídolos da música católica?
Julgar banda A ou cantor B não é minha função. Mas será que a anunciação profética do Reino de Deus está acontecendo em todas manifestações? Quem está se tornando ídolo, Jesus Cristo ou os astros que o anunciam ou dizem anunciá-lo?
A juventude em grandes multidões idolatram seus cantores preferidos, sejam eles católicos ou não. Muitos desses jovens não amam Jesus e nem o anunciam, e também católicos ou não.
Tudo isso é preocupante. Será que o lugar de Jesus está sendo tomado por ídolos que muitas vezes funcionam como difusores de músicas de auto-ajuda? Que profetismo existe nas músicas católicas? Estão divertindo, emocionando ou estão promovendo pensamento crítico acerca da realidade?
A bíblia condena a idolatria, justamente porque ela tira o foco do pensamento e da cumplicidade em Deus. Os ídolos, conscientemente ou não conseguem muitas vezes de seu público o desvirtuamento.
Sob esse aspecto devemos ter cuidado ao achar que músicas que citam Deus estão o louvando ou o anunciando. Devemos lutar para termos artistas proféticos e não artistas que complementem os devastadores problemas da Indústria Cultural.
Será que a juventude está sendo iluminada a ir a luta ou a amar seus astros pop e reverenciá-los como grandes artistas? Os jovens estão mudando sua vida pela música católica, estão indo a luta para construir um mundo melhor ou estão apenas se afundando num mundo pop onde a espíritualidade morre junto com os sonhos?
Todos questionamentos são pertinentes, necessitam estudos, análises...
Mas de uma coisa se pode ter certeza: Jesus não deve sumir, ele é o maior astro e seu evangelho a melhor música a nossos ouvidos.

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário