28 de abril de 2010

"Tem seres humanos vivendo como bichos..."



Segundo estimativas da ONU, mais de 900 milhões de pessoas passam fome no mundo. Número que cresceu devido a crise de alimentos que ocorreu recentemente.
Diante de números tão fortes, nós que falamos tanto de justiça social, de combate a fome, ficamos assustados, mas logo fechamos a janela do blog e nos esquecemos desse assunto.
Não vamos nos esquecer. Tem seres humanos, filhos de Deus, com o mesmo direitro a usufruir da vida, sendo privados dela.
Somos jovens, que lutamos por causas nobres. Mas que nossa luta não seja só discurso.Vamos articular coisas legais no nosso grupo? Que tal discutir mais as situações sociais de nossa comunidade? Vamos ser voluntários de algum projeto social? Vamos contribuir com famílias carentes? Vamos dar nossa opinião nas câmaras defendendo os direitos do povo? Vamos evangelizar crianças e as ajudarem a serem pessoas pensantes?
Tem tanta coisa para ser feita...

SE VOCÊ FEZ OU FAZ ALGUM TIPO DE TRABALHO SOCIAL NO SEU GRUPO DE JOVENS, ME ENVIE NO E-MAIL DO BLOG PARA QUE EU POSTE AQUI E DIVULGUE NOSSOS TRABALHOS DE AÇÃO.

Grupo que não age, é grupo morto.

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

Encontro de Gerações



A Parábola do Velho Lenhador

"Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.

Intrigado, o moço questionou o velho:
- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado. "
Autor Desconhecido



Reflitamos essa parábola, ilustrada pela foto dos jovens do grupo DDA (Discípulos de Deus em Ação) em visita a "Casa do Idoso Vovô Nunuca" em Santo Antônio do Amparo.
Onde está nosso respeito a nossos idosos?
Vamos repensar nossas atitudes e lutar sempre contra a violência que impera contra os idosos que sofrem nas mãos de pessoas maldosas. Lembremos que um dia também seremos velhos, e que o sejamos com orgulho de uma juventude de luta pela paz e justiça!

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

26 de abril de 2010

Pescadores de JOVENS



Um belo dia Jesus sentado na barca de Pedro, que ainda era Simão, fez um dos maiores desafios da história da humanidade: propôs a pescadores sofridos e derrotados, que lançassem suas redes junto ao lago de Genesaré.
Antes de entendermos o porquê de este ter sido um dos maiores desafios da história, entendamos quem eram os discípulos aos quais Jesus fez tal proposta.
Pedro, era enérgico, instável, tinha liderança, mas estava condenado a sua vida simples de pescador sofrido. Tiago e João, filhos de Zebedeu, eram também pescadores em uma época que seu povo estava sob domínio do Império Romano e suas vidas, certamente, eram marcadas pela desilusão.
Aí chega Jesus,tão ou mais pobre quanto eles. Na incredulidade que os atormentava, devido ao insucesso de suas pescas recentes, e pede que tentem novamente. Que influência poderia ter um judeu pertencente ao mesmo grupo dos derrotados sociais que sequer entendia de pesca? O que esse homem estava querendo? Para que perder tempo com uma coisa que não daria certo?
Mas os discípulos, mesmo contestando, fizeram o que ele pediu. Aceitaram, ainda céticos, ao desafio da pesca. E a surpresa: muitos peixes em sua rede.
Aí podemos entender porque este foi um dos maiores desafios da história. Jesus desafia pessoas oprimidas por uma vida sem sentido a se despirem de seus orgulhos e lançarem redes em águas ainda não conhecidas. Em seguida os convida para serem pescadores de homens e consegue transformar a vida de humildes pescadores em grandes líderes.
Ao aceitar o desafio, os discípulos têm suas vidas transformadas, e conhecem na palavra do Cristo que a verdadeira felicidade só é encontrada na missão. Eles rompem com tudo e abraçam a fé verdadeira. O maior desafio gerou a maior transformação que já ultrapassa dois mil anos.
"E atracando em terra as barcas, deixaram tudo e o seguiram."(Lc 5, 10). Você está disposto a atracar sua barca e seguir Jesus? A transformar sua vida em favor de uma grande causa? Vamos aceitar desafios...
Sejamos pescadores de jovens e lancemos nossas redes em busca da vida, do amor, da justiça. Lutemos contra a opressão, contra as drogas, contra a violência!
Sejamos discípulos fiéis e transformemos não só a nós, mas a realidade que nos cerca.

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

20 de abril de 2010

"Mas o mundo ainda tem medo de Jesus..."



Quem é Jesus Cristo para você?
Qual a importância que ele tem na sua vida?
O que você sabe sobre ele?

Tantas perguntas. Nem sempre muitas respostas. Jesus Cristo, Jesus de Nazaré, Senhor, ou simplesmente Jesus, causa desconforto em muitos. Isso ocorre porque é simplesmente o homem mais influente da história da humanidade, aquele que dividiu o tempo entre antes e depois dele e que marcou o mundo com sua presença.
É difícil aceitar um homem tão perfeito, sendo nós tão imperfeitos. Jesus é para nós motivo de desconforto, pois denuncia uma vida vazia e nos propões mudanças. E mudar é sempre turbulento, causa muito medo.
Mas a grande beleza da proposta desse homem, que para muitos era um louco, é acolher justamente a imperfeição que nos atormenta. Ela faz de nossas fraquezas não motivo de afastamento, mas de proximidade.
Querem exemplos? Jesus acolheu uma prostituta e não a condenou, acolheu um cobrador de impostos (corruptos de sua época) para ser um discípulo seu, perdoou Madalena, mostrou a Tomé mesmo na sua descrença a beleza da fé e a Pedro, que mesmo tendo o negado três vezes ainda o amava, ao ladrão que morreu a seu lado, que mesmo sendo um fascínora, era digno de estar com ele no paraíso.
Esse Jesus que quer ser próximo, que quer salvar e não condenar, é o Jesus que buscamos, mas não encontramos, pois temos medo.
Por que ter medo daquele que vem a nosso encontro?
Vamos radicalizar e abraçar Jesus, mesmo com nossas imundicies, para assim nos tornarmos novos e também discípulos seus na construção do Reino de Deus.

Saudações Pejoteiras!

18 de abril de 2010

Frases para refletir...

Frases impactantes sempre nos motivam a pensar além delas...
Vamos refletir algumas???



"Uma das calamidades da vida é sonhar apenas quando estivermos dormindo... O homem mais pobre não é o homem sem dinheiro: é o homem sem sonhos."
(Max L. Forman)


Será que estamos ricos em um mundo de descrentes?

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
(William Shakespeare)


Estamos sonhando só a noite?

"Sonhar é acordar-se para dentro."
(Mario Quintana)

Profunda...


"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável."

Madre Teresa de Calcutá


Qual o alcance de suas palavras?


"A gente não faz amigos, reconhece-os."

Vinícius de Moraes

Você já reconheceu os seus?



SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

13 de abril de 2010

AUTOESTIMA


Por que falar desse assunto?
Explico.
É muito grande a presença da baixa autoestima na mente de nossos jovens. Por isso pergunto: COMO ANDA SUA AUTOESTIMA?

Enquanto você pensa, vamos falar um pouco desse mal.
O Jovem sofre. Sofre por não crer em si mesmo, por se achar feio, por se sentir isolado. Quem nunca sofreu por esses ou outros motivos?
Mas se sofrer é algo comum, o sofrimento seria normal?
Em partes. O sofrimento faz parte da vida. O que é preocupante no problema em questão é o excesso e a corrosão causada por ele.
Devemos saber sofrer e aproveitar do sofrimento o aprendizado. Não podemos é deixar que ele nos domine.
Se sua autoestima não anda legal, como levantá-la?
O primeiro passo é fazer uma avaliação de sua vida. Tente juntar tudo aquilo que lhe faz bem e que seja importante para você: amigos, família, talentos, conquistas, músicas, livros, fotos e etc.
Veja o quanto de coisa boa você possui. Se você achar que não tem nada de bom... saiba: Deus é nosso maior presente.
Não vou me meter em autoajuda. Só queria, enquanto profeta, mostrar que enquanto filhos de Deus, temos nossa importância fundamental e seu caminho é o melhor quando endireitado nas veredas cristãs.
Vamos lá juventude. Somos importantes para Deus e antes de esperarmos que os outros nos reconheçam vamos ser os primeiros a olhar no espelho e dizer: TE AMO!!!

Saudações Pejoteiras!

12 de abril de 2010

UM SERVO DE DEUS


Não é dedicatória, não é homenagem, muito menos, como se diz com gíria, “puxação de saco”. É simplesmente um relato sobre um homem que tem sua importância fundamental na vida de jovens e na sua caminhada missionária nesse mundo.
Particularmente, essa pessoa a qual me refiro, foi uma espécie de porta de entrada na vida de caminhada de crerscimento espiritual, de conhecimento de mundo. Ele com seu jeito extremamente humilde me trouxe pela primeira vez a um círculo de conversas agradáveis. Era meu primeiro grupo de jovens.
Eu não era jovem, criança talvez, ou adolescente. Bom, o que importa é que no grupo que participei comecei a pensar, e isso me fez querer pensar além do que eu devia. Isso era preocupante, mas em certo ponto foi bom...
Mas como estou aqui não para falar de mim, continuemos. Essa pessoa que me mostrou o que é um grupo, e o que se faz nele se foi. Era uma pena. Talvez eu nunca mais o visse. Engano meu. Ainda o veria muito.
Eu cresci e ele também. Ele era um seminarista pacato. Ah sim! Seminarista! Tinha me esquecido desse detalhe. E sendo assim quando o conheci, ele caminhou, se tornou diácono e depois Padre. Um servo de Deus.
Aí você deve pensar que a homenagem se dá pelo fato de ele exercer essa nobre função. Engano seu se pensou assim. Esse Padre é muito mais que um padre. Aliás o ser humano é muito mais que qualquer definição, não é mesmo?
Pois bem, ele cresceu, cresceu, mas não parou. Ele que me trouxera a um grupo, me trouxe a novos passos numa caminhada que certamente endireitou minha vida, e talvez, a de muitos jovens.
Jovem! A Paixão desse homem. Sempre sério, pensativo. Entusiasmado no seu silêncio avaliativo, sério nas suas palavras divertidas.
Esse homem é um guerreiro. Sabe acolher. Sabe endireitar. Sabe conversar.
Evangeliza desde o seu “oi” até seu “tchau”. Eu poderia ficar horas listando tudo que aprendi com ele. Mas não será necessário. A vida por si só já basta.
Talvez ele não goste desse texto. Afinal, o que ele faz não é por reconhecimento, mas por paixão e amor. Mas eu não poderia ficar sem falar desse grande pai da PJ.
Seu nome: Sebastião Corrêa Neto que um dia me concedeu chamá-lo de Tiãozinho.

11 de abril de 2010

"O Livro da Vida"



Este texto foi escrito por PEDRO ANDRADE da cidade de Carmo da Mata.
Pedro é mais um pejoteiro construindo sua caminhada pensante e militante o qual muito me honra com sua colaboração no blog.

Que nesse Livro da Vida sejamos todos protagonistas de uma história sem fim!

Saudações Pejoteiras!



10 de abril de 2010

A Vida é um show!!!

Show do Rosa de Saron - Campo Belo - MG, 2009

A Vida é um show! Com essas palavras começo mais esse post. Muitos talvez não achem que a afirmação inicial é verdadeira, afinal a vida é tão cheia de tristezas, dores, sofrimento...

Mas ela é sim um show, pelo menos na minha visão. Um show cheio de erros técnicos. Afinal os artistas desse show não são profissionais, mas são artistas. O que os condiciona a fazerem parte disso não é a técnica, e sim uma condição básica para sua estrela brilhar: A VIDA.

Quem são esses artistas? Nós, seres humanos. A vida pulsa em nós cheia de energia e nos permite estar no palco cumprindo o espetáculo da existência.

Por isso galera, sejam artistas. E mais que isso: protagonistas. Sejam os atores principais do espetáculo que é sua vida. Aplauda a si mesmo. Você é seu primeiro público, vê tudo dos bastidores. Curta o espetáculo vivenciando-o de maneira intensa. Não tema errar. Mas se errar tente concertar. Ria dos erros. Eles nos fazem crescer!

Dance, chore, ria, cante! Siga o roteiro de seu diretor com liberdade...

O diretor ama seus artistas...

Quem é seu diretor?

Ele mesmo. Jesus.

É... A vida é um show, por isso seja onde estiver aproveite-a dessa maneira. Mas nunca se esqueça de fazer com que esse show não se torne uma tragédia. Lute contra as injustiçaçs, erros. Melhore o cenário para os próximos artistas que estão por vir. E se necessário, mude o script. Se mudar e não funcionar, mude de novo. Agrade seu diretor. O aplauso da plateia é consequência.

Viva a vida!


9 de abril de 2010

PJ: Uma Paixão










Prometi e cumprirei.

Para os conhecidos será bom se informar mais, para quem não conhece, começará a conhecer.

O QUE É PJ?
Para começar, PJ é a sigla de Pastoral da Juventude. Simples não é? Não se enganem.

PJ é muito mais. Não basta ir num dicionário qualquer que não acharemos o significado. Que bom! Bom, porque definir PJ é um risco, é quase um sacrilégio. Aliás, definir as coisas é algo muito funcional, mas não verdadeiro.


Explico: existem certas coisas (ou quase todas) que possuem uma grandeza e complexidade tão grande que nem todas as palavras do mundo conseguiriam definir. Assim acontece comigo, com você e com todos nós seres humanos. Você nunca viu o nome de alguém no dicionário não é mesmo?

Se definir PJ é um erro. Como apresentar a quem não a conhece o que ela é?

Tentaremos.

O jeito que arrumei é falar um pouco dela, como ela se organiza. Será um primeiro passo.


Na religião católica, Pastoral é tudo aquilo que completa a igreja. É uma parte dela que cumpre uma missão diretamente relacionada a "cabeça"da igreja que é Jesus. Portanto, Pastoral da Juventude, é o "membro"da igreja que cumpre as causas missionárias relacionadas aos jovens.


A PJ (como trataremos a Pastoral da Juventude de agora em diante), tem uma diversidade enorme. Ela tem uma nobre missão. Missão de fazer um mundo melhor a partir do protagonismo jovem.

Ela funciona a partir dos grupos de base, difundidos em vários cantos do Brasil. Grupos que tem sua identidade, mas que se completam num único sentido: a busca por Jesus, a luta pelas causas nobres e a construção de uma sociedade mais justa.


A Juventude é a grande esperança do amanhã, e talvez por isso a PJ exista, para promover a esperança!
Convido a entrar nesse blog onde discutiremos muitas coisas, afinal jovem que é jovem tem de brigar e lutar pelo que quer!

Pejoteiro

Comunicar é uma condição inerente ao ser humano. Creio que através desse ato o homem pode crescer e evoluir ao longo de sua história.
Por isso, hoje lanço esse blog, com o objetivo de comunicar com tanta gente que está fisicamente longe de mim, mas ao qual eu quero levar minhas palavras, meus sonhos, meus projetos, meus pensamentos. Quero compartilhar ideias, ser democrático, ouvir.
Hoje, 9 de Abril de 2010, exatamento um dia após eu completar 18 anos, começo meus trabalhos por aqui. A idade mostra que talvez seja a hora de dar mais passos e passos firmes, sérios.
Sou pejoteiro e por isso não posso deixar que o título do meu blog seja diferente, nem mesmo seu conteúdo. Através da PJ venho construindo minha juventude e muito do que sou como ser humano devo a ela.
A você pejoteiro minhas saudações, a você que ainda não conhece a PJ, irá conhecer.

Bom, mas essa é uma conversa para outra oportunidade...