9 de abril de 2010

PJ: Uma Paixão










Prometi e cumprirei.

Para os conhecidos será bom se informar mais, para quem não conhece, começará a conhecer.

O QUE É PJ?
Para começar, PJ é a sigla de Pastoral da Juventude. Simples não é? Não se enganem.

PJ é muito mais. Não basta ir num dicionário qualquer que não acharemos o significado. Que bom! Bom, porque definir PJ é um risco, é quase um sacrilégio. Aliás, definir as coisas é algo muito funcional, mas não verdadeiro.


Explico: existem certas coisas (ou quase todas) que possuem uma grandeza e complexidade tão grande que nem todas as palavras do mundo conseguiriam definir. Assim acontece comigo, com você e com todos nós seres humanos. Você nunca viu o nome de alguém no dicionário não é mesmo?

Se definir PJ é um erro. Como apresentar a quem não a conhece o que ela é?

Tentaremos.

O jeito que arrumei é falar um pouco dela, como ela se organiza. Será um primeiro passo.


Na religião católica, Pastoral é tudo aquilo que completa a igreja. É uma parte dela que cumpre uma missão diretamente relacionada a "cabeça"da igreja que é Jesus. Portanto, Pastoral da Juventude, é o "membro"da igreja que cumpre as causas missionárias relacionadas aos jovens.


A PJ (como trataremos a Pastoral da Juventude de agora em diante), tem uma diversidade enorme. Ela tem uma nobre missão. Missão de fazer um mundo melhor a partir do protagonismo jovem.

Ela funciona a partir dos grupos de base, difundidos em vários cantos do Brasil. Grupos que tem sua identidade, mas que se completam num único sentido: a busca por Jesus, a luta pelas causas nobres e a construção de uma sociedade mais justa.


A Juventude é a grande esperança do amanhã, e talvez por isso a PJ exista, para promover a esperança!
Convido a entrar nesse blog onde discutiremos muitas coisas, afinal jovem que é jovem tem de brigar e lutar pelo que quer!

Um comentário: