26 de abril de 2010

Pescadores de JOVENS



Um belo dia Jesus sentado na barca de Pedro, que ainda era Simão, fez um dos maiores desafios da história da humanidade: propôs a pescadores sofridos e derrotados, que lançassem suas redes junto ao lago de Genesaré.
Antes de entendermos o porquê de este ter sido um dos maiores desafios da história, entendamos quem eram os discípulos aos quais Jesus fez tal proposta.
Pedro, era enérgico, instável, tinha liderança, mas estava condenado a sua vida simples de pescador sofrido. Tiago e João, filhos de Zebedeu, eram também pescadores em uma época que seu povo estava sob domínio do Império Romano e suas vidas, certamente, eram marcadas pela desilusão.
Aí chega Jesus,tão ou mais pobre quanto eles. Na incredulidade que os atormentava, devido ao insucesso de suas pescas recentes, e pede que tentem novamente. Que influência poderia ter um judeu pertencente ao mesmo grupo dos derrotados sociais que sequer entendia de pesca? O que esse homem estava querendo? Para que perder tempo com uma coisa que não daria certo?
Mas os discípulos, mesmo contestando, fizeram o que ele pediu. Aceitaram, ainda céticos, ao desafio da pesca. E a surpresa: muitos peixes em sua rede.
Aí podemos entender porque este foi um dos maiores desafios da história. Jesus desafia pessoas oprimidas por uma vida sem sentido a se despirem de seus orgulhos e lançarem redes em águas ainda não conhecidas. Em seguida os convida para serem pescadores de homens e consegue transformar a vida de humildes pescadores em grandes líderes.
Ao aceitar o desafio, os discípulos têm suas vidas transformadas, e conhecem na palavra do Cristo que a verdadeira felicidade só é encontrada na missão. Eles rompem com tudo e abraçam a fé verdadeira. O maior desafio gerou a maior transformação que já ultrapassa dois mil anos.
"E atracando em terra as barcas, deixaram tudo e o seguiram."(Lc 5, 10). Você está disposto a atracar sua barca e seguir Jesus? A transformar sua vida em favor de uma grande causa? Vamos aceitar desafios...
Sejamos pescadores de jovens e lancemos nossas redes em busca da vida, do amor, da justiça. Lutemos contra a opressão, contra as drogas, contra a violência!
Sejamos discípulos fiéis e transformemos não só a nós, mas a realidade que nos cerca.

SAUDAÇÕES PEJOTEIRAS!

Um comentário: